2 de novembro de 2012

Próximo encontro - 06/11 (terça-feira às 12hs.) - Simpósio GEFEM-UnB

Informamos que a 4ª mesa-redonda do Simpósio GEFEM-UnB será na próxima terça-feira das 12 às 14hs.
Local: Auditório do Instituto de Ciências Humanas, Universidade de Brasília (final do ICC Norte - subsolo, fim do corredor, próximo da lanchonete natural), Campus Darcy Ribeiro.
4º encontro – Os feminismos exploram – 06 de novembro
- Profa. Dra. Ana Liési Thuler Feminismos e produção de conhecimento: disrupturas e insurgências latino-americanas.
- Profa. Dra. Claudia Brochado (UnB) – Feminismos na Literatura: escritoras da Idade Média na Querelle des Femmes – Isabel de Villena (Valencia, séc. XV).
- Profa. Dra. Maria Elizabeth Ribeiro Carneiro (UFU) –  Sedução, crime e impunidade: desconstruções do/no feminino (Minas Gerais,1940-1980).



Mini-currículo das expositoras


Ana Liési Thurler

Doutora em Sociologia, Mestra em Filosofia. É autora de Em Nome da Mãe. O não reconhecimento paterno no Brasil, proponente do projeto Pai Legal nas Escolas desenvolvido pelo MPDFT desde 2002; proponente e coordenadora do projeto de pesquisa e intervenção social Paternidade e Cidadania nas Escolas, implementado simultaneamente em 40 pontos no estado do Piauí, com a participação da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e do Sindicato dos Trabalhadores na Educação do Piauí (SINTE-PI). Consultora de conteúdo do filme Nada sobre meu pai, direção de Susanna Lira. Tem artigos e capítulos de livros publicados no Brasil e no exterior (França, Canadá, Espanha, Peru, México, Colômbia). Desenvolve trabalhos com ênfase em Sociologia das Relações Sociais de Gênero e Direitos Humanos, atuando principalmente com os seguintes temas: Parentalidades, em articulação com cidadania e democracia; Relações de gênero e suas intersecções com raça/etnia e classe; Violências contra as mulheres; Direitos Humanos das Mulheres. Migrações e gênero.  Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8706030929195986

Claudia Costa Brochado

Formada em História (1988) e em Letras Tradução - Alemão (1986) pela Universidade de Brasília, fez doutorado em História Medieval pela Universidade de Barcelona (1995). Atualmente é professora do Departamento de História da Universidade de Brasília. Membro dos seguintes grupos de pesquisa: Grupo Interdisciplinar de Estudos Medievais - UFPB; Grupo de Estudos Feministas: História, Mídia e Representações Sociais - UNB (GEFEM); Programa de Estudos Medievais (PEM-UnB).
 Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7502810886357127


Maria Elizabeth Ribeiro Carneiro

Graduada em História pela Universidade de Brasília (1993), mestre (2002) e doutora (2006) pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília/DF. Atua como professora adjunta do Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia/MG. Pesquisa na área de História/historiografia, Estudos Culturais e Estudos Feministas e sob perspectivas interdisciplinares, dedica-se particularmente aos seguintes campos/objetos: identidades e representações sociais, cultura brasileira, História do Brasil e da África. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4939665565955670