19 de outubro de 2012

Dia 23/10 - próximo encontro do Simpósio GEFEM-UnB

Informamos que a 3º mesa-redonda do Simpósio GEFEM-UnB será na próxima terça-feira das 12 às 14hs.
Local: Auditório da Faculdade de Comunicação, Universidade de Brasília (final do ICC Norte - subsolo, próximo da lanchonete natural), Campus Darcy Ribeiro.


3º encontro – Os feminismos fazem história – 23 de outubro

- Profa. Dra. Cristina Teixeira Stevens (UnB) – Olhar feminista: metaficção historiográfica contemporânea.
- Profa. Dra. Diva do Couto Gontijo Muniz (UnB) – Mulheres, história e cidadania.
- Profa. Dra. Susane Rodrigues de Oliveira (UnB) – Feminismos e políticas educacionais no Brasil (2004-2007).


Mini-currículo das expositoras

Cristina Maria Teixeira Stevens

Possui graduação em Letras (Licenciatura Inglês Portuguê)  pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1974), mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1979) e doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo (1987). Pós doutorado: Centre for Interdisciplinary Gender Studies - Leeds University (2003). Atualmente é professor associado da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Letras - Literatura Inglesa e Norte Americana. Ensino, pesquisa e publicações nos seguintes temas: literatura comparada, literatura e gênero, interculturalidade, literatura norte-americana e literatura e história, com ênfase nos livros Quando o Tio Sam Pegar no Tamborim: uma perspectiva transcultural do Brasil (Editora Plano: 2000), Caminhos e Colheitas: ensino e pesquisa na área de inglês no Brasil (EDUnB: 2003), Maternidade e Feminismo: diálogos interdisciplinares (Editora Mulheres: 2007), Migração e Identidade: olhares sobre o tema (Centauro: 2007), A Construção dos Corpos: perspectivas feministas (Editora Mulheres: 2008), Mulher e Literatura - 25 Anos: Raízes e Rumos (2010, Editora Mulheres), além da tradução do romance da estadunidense Karen T. Yamashita 'Through the Arc of the Rainforest' (1990), publicado com o título Matacão, uma Lenda Tropical (Zipango: 2003). Coordena o grupo de pesquisa VOZES FEMININAS (v.diretório de grupos de pesquisa do CNPq e site http://sites.google.com/site/vozesfemininasunb). Coordenadora do GT/ANPOLL "A Mulher na Literatura" para o bienio 2010/12.


Diva do Couto Gontijo Muniz

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1970), especialização em Filosofia e História da Arte no Brasil pela PUC/RJ (1981), mestrado em História pela Universidade de Brasília (1984) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1998). Professora Associada da Universidade de Brasília, onde atua na graduação e pós-graduação, nas áreas: História e Historiografia do Brasil Imperial, Historiografia, História e Historiografia das Mulheres, Estudos de Gênero e Ensino de História. Integra o corpo docente da pós-graduação em História nas áreas de concentração Estudos Feministas e de Gênero e História Social nas linhas de pesquisa "Sociedade, Instituições e Poder" e "Epistemologia Feminista e História das Mulheres". Orienta monografias de final de curso de graduação, dissertações de mestrado e teses de doutorado, centradas nos seguintes eixos temáticos: historiografia, cultura política, experiências, representações sociais, poder e identidades. Tem publicado livros, capítulos de livros e artigos em revistas especializadas em torno de tais eixos, dentre eles "Um toque de gênero: história e educação em Minas Gerais (1834-1892)", pela EdUnB, em 2003 e "Nação, civilização e história: leituras sertanejas", pela PUC/Goiás, 2011.

Susane Rodrigues de Oliveira

Possui graduação em História pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (1997), mestrado (2001) e doutorado (2006) em História pela Universidade de Brasília. É professora adjunto no Departamento de História da Universidade de Brasília na área de Teoria e Metodologia do Ensino de História. Lidera o grupo de pesquisa LABEH - Laboratório de Ensino de História (UnB). É membro do Conselho Editorial da revista História Hoje e do Conselho Consultivo das revistas Caderno Espaço Feminino (UFU), Em tempo de Histórias (UnB) e Ameríndia (UFC). Áreas de atuação e pesquisa: História dos Incas, História das Mulheres, Estudos Feministas e de Gênero, Ensino de História, História da Educação, Historiografia, Representações Sociais e História da América Indígena Antiga e Colonial. Recentemente publicou o livro "Por uma História do Possível: Representações das Mulheres Incas nas Crônicas e na Historiografia", pela Paco Editorial de Jundiaí/SP (2012). É coordenadora de eventos do Grupo de Estudos Feministas da UnB (GEFEM-UnB).