3 de outubro de 2012

DIA 09/10/2012 - 2ª mesa-redonda do SIMPÓSIO-GEFEM-UNB

 2º encontro – Os feminismos vão ao cinema – 09 de outubro

 Mesa-redonda composta pelas seguintes professoras:

- Profa. Dra. Tania Montoro (UnB) – Os femininos em cineastas feministas.
- Mst. Maria Célia Orlato Selem (Unicamp) – Políticas feministas em filmes de mulheres latino-americanas.
- Profa. Dra. Liliane Machado (UnB) – Feminismos observam a mídia.
- Profa. Dra Valéria Fernandes (Colégio Militar do DF) – Feminismos em quadrinhos, representações sociais.

 

Mini-currículo das expositoras

- Dra. Tania Siqueira Montoro - possui graduação em Educação e Ciencias Sociais; especialização em Politica social pela Universidade de Brasilia; mestrado em Comunicação pela Universidade de Brasília (1992) , mestrado profissional em Comunicação e Mobilização Social pela Tulane University(1994) New Orleans; doutorado em Comunicação Audiovisual e Publicidade - Universidad Autonoma de Barcelona (2001) e pós doutorado em cinema e televisão pela UFRJ. É professora do quadro permanente da Faculdade de Comunicação. Membro fundador e vice coordenadora da linha de pesquisa em imagem e som do doutorado e mestrado em Comunicação da UNB. Pesquisadora do Nucleo de Estudos e Pesquisa sobre violencia ( Nevis/Ceam/Unb). Consultora de organismos internacionais ( Unifem, Unesco, Unicef, Pnud, OIT). Tem experiência na área de Comunicação audiovisual e Publicidade, com ênfase em Cinema, Televisão e video atuando principalmente nas seguintes áreas: cultura, cinema, turismo, comunicação e mobilização social , estudos feministas e de genero e estudos da mídia. Autora de livros e artigos sobre comunicação e cultura. Parecerista e membro de comites editoriais de revistas cientificas nacionais e internacionais. Realizadora de audiovisual concluindo seu primeiro documentário em longa metragem "Hollywood no Cerrado" premiado como melhor pesquisa no X Recine, 2011. Membro do Conselho Universitário da Universidade de Brasilia. Currículo Lattes.

- Mst. a. Maria Celia Orlato Selem - Doutoranda em História Cultural pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Univesidade Estadual de Campinas - UNICAMP; Possui mestrado em Estudos Feministas e de Gênero pelo Programa de Pós-graduação em História da Universidade de Brasília - UnB (2007), especialização em Políticas Sociais pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2000) e graduação em DIREITO pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (1998).Tem experiência na área de Assistência Social, Direitos Humanos, História, com ênfase em Estudos Feministas e de gênero. Currículo Lattes.

- Dra. Liliane Maria Macedo Machado - Possui graduação em Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás (1987), mestrado em História pela Universidade de Brasília (1999) e doutorado em História pela Universidade de Brasília (2006). Tem experiência como repórter e redatora no Jornal de Brasília e Correio Braziliense e como assessora de imprensa em órgão público. Atualmente, é professora adjunta da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília. Na função de pesquisadora, desenvolve estudos concernentes aos seguintes temas: comunicação e cidadania, comunicação e legislação, jornalismo e sociedade, cinema e estudos feministas e de gênero. Na graduação miinistra as disciplinas de Legislação e Direito à Comunicação, Ética, Legislação e Responsabilidade Social, Ética e Legislação em Publicidade e Propaganda e Comunicação e Gênero. Currículo Lattes. 

- Dra. Valéria Fernandes da Silva - Graduada em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e mestre em História Social pela mesma universidade (2001), doutora em História pela UNB (2008). Professora da Faculdade Teológica Batista de Brasília e do Colégio Militar de Brasília. Tenho experiência na área de História, com ênfase em Estudos de Gênero, trabalhando com os seguintes eixos temáticos: gênero, idade média, igreja, estudos feministas, religiosidade, franciscanismo, história das mulheres, quadrinhos aplicados ao ensino de história e questões de gênero nas HQs. Currículo Lattes.